16 de janeiro de 2011

Broa de fubá

As padarias em São Paulo fazem vários tipos de promoção com os itens que não foram vendidos no dia anterior, juntam pães recheados num pacote e vendem por um valor bem menor. Tinha uma outra padaria que entre 21h e 22h vendia tudo (menos os industrializados) com o famoso pague 1 leve 2!
Aqui em Florianópolis eu nunca vi nenhuma promoção desse tipo, eu vejo as coisas na prateleiras por vários dias e elas tem sempre o mesmo preço. Eu sei que elas ainda estão na validade, mas não é a mesma coisa que comprar bem fresquinho, e eu já me arrependi de comprar o último casadinho da vitrine.
Cansei de comprar coisas de 3 dias como se fossem do dia. A partir de agora eu faço minhas próprias broas!!!

Broa de fubá
1 xícara de leite
1 xícara de água
1/2 xícara de óleo
1 xícara de fubá, bem cheia
1 xícara de farinha de trigo, rasa
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 colhere de café de sal
2 colheres de café de erva doce
3 ovos

Peneire a farinha de trigo e o fubá, reserve. Coloque na panela: a água, o leite, o óleo, o açúcar, o sal e a erva doce, deixe ferver. Retire a panela do fogo e coloque o fubá e a farinha de trigo, mexa fortemente até que a massa fique uniforme. Volte com a panela para o fogo para cozinhar, mexa até que vc veja o fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e coloque os ovos 1 a 1, batendo sempre. Deixe descansar por 30min.
Unte 1 xícara de chá com óleo e polvilhe-a com fubá. Pingue colheradas da massa, mexa a xícara para a broa ficar redonda, vá reabastecendo o fubá da xícara quando necessário. Coloque em assadeira untada e polvilhada com fubá, leve ao forno por cerca de 30 min, em fogo mais alto no início.

Geralmente o fubá "gosta" de forno bem quente.
Elas não crescem muito, mas ficam bem fofinhas.
Cuidado para não queimar o fundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário